Ícone do site Contábil Diretiva

CNPJ INAPTO, E AGORA ?

001 - Contábil Diretiva

CNPJ INAPTO : Dificuldades nas operações da empresa, impedimentos e constrangimento, esses são algumas das diversas dores de cabeça, causada por um CNPJ inativo.

Essa Matéria vai ajudar você  a entender porque isso ocorre, quais as consequências e como resolver essa situação.

Porque meu CNPJ ficou inapto?

O CNPJ pode ser considerado inapto pela Receita Federal quando a empresa não cumpre suas obrigações fiscais, como a entrega de declarações ou escrituração fiscal obrigatória por dois anos consecutivos. Isso inclui a falta de entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e de outros documentos que podem variar conforme o regime tributário da empresa.

Quanto tempo uma empresa fica inapta?

A empresa permanece inapta até que regularize sua situação junto à Receita Federal. O prazo pode variar dependendo da rapidez com que a empresa entrega as declarações e documentos pendentes e quita eventuais débitos. Após a entrega da documentação e comprovação de pagamento, a Receita pode reativar o CNPJ, mas isso pode demorar algumas semanas.

Quais as consequências de se ter um CNPJ inapto?

As consequências de um CNPJ inapto são diversas e podem afetar gravemente as operações da empresa. Entre elas, estão:

Quem tem um CNPJ inapto pode abrir outro CNPJ?

Não há impedimento legal direto para a abertura de um novo CNPJ, mesmo que um dos sócios tenha um CNPJ inapto em seu nome. Contudo, a Receita Federal pode entender que o sócio está tentando contornar suas pendências fiscais, o que pode dificultar processos de regularização futura ou até mesmo trazer complicações na abertura de novos negócios.

Pode trabalhar com o CNPJ inapto?

Tecnicamente, a empresa ainda existe, mas a inaptidão impede o pleno funcionamento da mesma. As principais atividades, como emissão de notas fiscais e participação em contratos, ficam comprometidas. Portanto, operar com um CNPJ inapto pode gerar mais complicações legais e financeiras, além de comprometer a reputação da empresa.

É possível baixar um CNPJ inapto?

Sim, é possível dar baixa em um CNPJ inapto, mas o processo exige a regularização prévia das pendências fiscais. Após a regularização, a empresa pode solicitar o encerramento formal do CNPJ perante a Receita Federal. Caso contrário, a Receita mantém o CNPJ inapto em seu cadastro e continua a cobrar as multas e encargos devidos.

É possível regularizar um CNPJ inapto?

Sim, a regularização é possível e ocorre quando a empresa cumpre todas as obrigações pendentes, como a entrega de declarações e o pagamento de tributos atrasados. Uma vez que a empresa regulariza sua situação, a Receita Federal altera o status do CNPJ de inapto para ativo, permitindo que a empresa volte a operar normalmente.

 

Garanta a conformidade fiscal da sua empresa com os serviços especializados da Contábil Diretiva

Está cansado de se preocupar com as obrigações fiscais da sua empresa?

Contábil Diretiva é especialista em gestão contábil e fiscal, oferecendo soluções personalizadas para manter sua empresa sempre regularizada.

Com uma equipe qualificada e tecnologia de ponta, cuidamos de toda a sua documentação fiscal, desde a emissão de notas até o planejamento tributário, garantindo conformidade com a legislação e evitando multas.

Oferecemos uma gama completa de serviços contábeis que incluem a organização e o arquivamento de documentos fiscais, a atualização constante sobre mudanças na legislação e o cumprimento rigoroso de todos os prazos fiscais.

Além disso, nossos profissionais estão sempre à disposição para tirar dúvidas e oferecer orientações personalizadas, adaptadas às necessidades específicas da sua empresa.

Consulte-nos e tire todas as suas dúvidas!

 

Fale com nossos especialistas!

 

Sair da versão mobile